segunda-feira, 30 de maio de 2011

Texto Pausa - 06/06 - sala


Atividade em Dupla (sala)            Enviado em: 27.05.11                    Para: 06.6.11 Impreterivelmente

Nome ___________________________________________________ nº ______   7ª ______  Valor: 5,0
Disciplina: Língua portuguesa                           profª Silvia Nicolai                                    Nota: _____________
Atividade Escrita Dissertativa
Objetivo:  TEXTO PARA LEITURA, REFLEXÃO, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO

Critérios: resposta à tinta, sem rasuras e sem uso de liquido corretivo. Respostas a lápis e com menos de 4 linhas (quando for necessário) serão consideradas em branco.


LEIA O CONTO DE MOACYR SCLIAR

PAUSA

Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro. Fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando:
            —Vais sair de novo, Samuel?
Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.
            —Todos os domingos tu sais cedo – observou a mulher com azedume na voz.
            —Temos muito trabalho no escritório – disse o marido, secamente.
Ela olhou os sanduíches:
            —Por que não vens almoçar?
            —Já te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.
A mulher coçava a axila esquerda. Antes que voltasse a carga, Samuel pegou o chapéu:
            —Volto de noite.
As ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel tirou o carro da garagem. Guiava vagarosamente, ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas.
Estacionou o carro numa travessa quieta. Com o pacote de sanduíches debaixo do braço, caminhou apressadamente duas quadras. Deteve-se ao chegar a um hotel pequeno e sujo. Olhou para os lados e entrou furtivamente. Bateu com as chaves do carro no balcão, acordando um homenzinho que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o gerente. Esfregando os olhos, pôs-se de pé:
            —Ah! Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é? A gente...
            —Estou com pressa, seu Raul – atalhou Samuel.
            — Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre - Estendeu a chave.
Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante. Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre floreado, olharam-no com curiosidade:
            —Aqui, meu bem! – uma gritou, e riu: um cacarejo curto.
Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta a chave. Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda-roupa de pinho: a um canto, uma bacia cheia d’água, sobre um tripé. Samuel correu as cortinas esfarrapadas, tirou do bolso um despertador de viagem, deu corda e colocou-o na mesinha de cabeceira.
Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho franzido; com um suspiro, tirou o casaco e os sapatos, afrouxou a gravata. Sentado na cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no papel de embrulho, deitou-se fechou os olhos.
Dormir.
Em pouco, dormia. Lá embaixo, a cidade começava a move-se: os automóveis buzinando, os jornaleiros gritando, os sons longínquos.
Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido. 
Samuel dormia; sonhava. Nu, corria por uma planície imensa, perseguido por um índio montado o cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam. Samuel mexia-se e resmungava. Às duas e meia da tarde sentiu uma dor lancinante nas costas. Sentou-se na cama, os olhos esbugalhados: o índio acabava de trespassá-lo com a lança. Esvaindo-se em sangue, molhando de suor, Samuel tombou lentamente; ouviu o apito soturno de um vapor. Depois, silêncio.

Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para a bacia, levou-se. Vestiu-se rapidamente e saiu.
Sentado numa poltrona, o gerente lia uma revista.
            — Já vai, seu Isidoro?
            —Já – disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
            —Até domingo que vem, seu Isidoro – disse o gerente.
            —Não sei se virei – respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caia.
            —O senhor diz isto, mas volta sempre – observou o homem, rindo.
Samuel saiu.
Ao longo dos cais, guiava lentamente. Parou um instante, ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois, seguiu. Para casa.

(in: Alfredo Bosi, org. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1977. p. 275)

                                                                                   Responda

1 Nesse conto, o narrador é observador. Ele narra o que acontece na vida da personagem Samuel/Isidoro.

a)      Quanto tempo transcorre entre o início e o final do conto?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

b)      Como o narrador informa o leitor sobre o tempo decorrido?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

2- O tempo e o espaço são elementos importantes para a construção do sentido das narrativas. No conto “Pausa”:

a)      Onde ocorrem os fatos?
       _____________________________________________________________________________

b)      Qual deles é mais destacado? Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

c)      Como se caracteriza esse lugar?
            _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

d)     Que relação há entre o título, o lugar onde ocorre a maioria dos fatos e o tempo em que acontece a história?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lição de advérbio para casa - 06/06


                                                                      Centro Educacional – 166
Santo André

Valor da Avaliação:

Valor da atividade:
2,5
Nota:
Aluno(a):
Nº.
Data:

(  X ) Ensino Fundamental
7ª série  C
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor(a): Silvia de Nicolai
( X ) Avaliação
Etapa: 2ª
Objetivo:. Reconhecer e classificar os advérbios.
Instruções: à tinta, sem rasuras, sem uso de corretivo (branquinho). Respostas a lápis não serão consideradas.                                                                                                                      
Comentário do(a) professor(a), caso necessário :













1) Assinale a frase em que meio funciona como advérbio:
a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar.
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.

2) Só não há advérbio em:
a) Não o quero.
b) Ali está o material.
c) Tudo está.
d) Talvez ele fale.
e) Já cheguei.

3) Qual das frases abaixo possui advérbio de modo? 
a) Realmente ela errou.
b) Antigamente era mais pacato o mundo.
c) Lá está teu primo.
d) Ela fala bem.
e) Estava bem cansado.

4) Classique a locução adverbial que aparece em "Machucou-se com a lâmina".
a) modo
b) instrumento
c) causa 
d) concessão
e) fim

5) Indique a alternativa gramaticalmente incorreta:
a) A casa onde moro é excelente.
b) Disseram-me por que chegaram tarde.
c) Aonde está o livro?
d) É bom o colégio donde saímos.
e) O sítio aonde vais é pequeno.

6) Ele ficou em casa. A palavra em é: 
a) conjunção 
b) pronome indefinido 
c) artigo definido 
d) advérbio de lugar 
e) preposição.

 7) Marque o exemplo em que ambas as palavras em negrito estão na mesma classe gramatical: 
a) O seu talvez deixou preocupado o professor. 
b) Respondeu-nos simplesmente com um não.  
c) Boas notícias duram pouco. 
d) Nossa irmã é mais nova que a sua,  
e) n.d.a

8) Morfologicamente, a expressão sublinhada na frase abaixo é classificada como locução: 
"Estava à toa na vida..." 
a) adjetiva 
b) adverbial
c) prepositiva  
d) conjuntiva 
e) substantiva

9) Em todas as opções há dois advérbios, exceto em: 
a) Ele permaneceu muito calado.
b) Amanhã, não iremos ao cinema. 
c) O menino, ontem, cantou desafinadamente. 
d) Traqüilamente, realizou-se, hoje, o jogo. 
e) Ela falou calma e sabiamente.
Atividade Individual - Objetiva
Atividade Enviada em: 25.5.11
Para: 06.6.11 (casa)  Impreterivelmente.

Conteúdo Programatico

               CONTEÚDO -  PROGRAMÁTICO – LÍNGUA PORTUGUESA -  7ªs B e C         2011
               COLAR NO CADERNO EM UM FOLHA ÚNICA (1ª folha)   e PEDIR PARA O RESPONSÁVEL ASSINAR.

                1 – Gramática:

·         Tipos de Sujeito (revisão)
·         Verbos e seus complementos
·         Adjunto Adverbial
·         Adjunto Adnominal
·         Predicado Verbal e Nominal (revisão)
·         Predicado Verbo-Nominal (revisão)
·         Diferença entre Complemento Nominal, Objeto Indireto e Adjunto Adnominal.
·         Vozes Verbais: Agente da Passiva
·         Aposto
·         Vocativo
·         Conjunção
·         Discurso Direto e Indireto
·         Período Simples e Composto
·         Orações Coordenadas Sindéticas e Assindéticas

                 2 -  Textos (Gênero _ Leitura/ Interpretação/Produção)
·         Narrar: - narrativas:  de enigma, de terror, de ficção científica e narrativa fantástica(verossimilhança entre ciência e imaginação);
                   - narrativa maravilhosa;
                   - adivinha;
                   - piada;

·         Relatar: - diário íntimo e diário virtual (adequação da linguagem para diferentes situações do gênero)
       - autobiografia;
       - crônica Esportiva;
       - biografia;
·         Linguagem e arte: - Texto dramático (elementos do texto dramático: rubricas, uso de diálogos).
                - Poemas (a arte do poema: imagens).                                                                                              

·         Argumentar: - Artigo de Opinião (seleção de argumentos para um público específico).
                                            - Carta do leitor e de leitor  / contra-argumentação                                                                                                                     3 – Escrita:
·         Homônimos – Parônimos
·         O emprego do hífen                                                                                                           

 4 – Leitura de Paradidáticos
Serão indicados 03  livros para leitura em casa com  atividade proposta em  sala de aula. Poderei sugerir outros (títulos )  no decorrer do processo, conforme solicitação dos  alunos.

Há também, o uso  da apostila  e do livro Muitos textos.

Durante o ano letivo: de acordo com o desenvolvimento do conteúdo serão apresentados  trabalhos de pesquisas, seminários e projetos (individual, duplas ou grupos).

OB.: Livro da 1ª etapa – Irmão Negro (atividade, já realizada).

                   
               Responsável __________________________________________ Data: ___/___/___

Ficha de leitura

    Ficha de Leitura - 2011
                                                    Língua Portuguesa 
                                                                                 
Objetivo: Verificar a compreensão da leitura do livro e da pesquisa sobre o(a) autor(a) da obra .
Nome:                                                             nº.          série  7ª C            Data ____/____/____
 Nome do autor:
Título da obra:
Editora:                                       Edição:
Gênero da obra:
Gostou do livro:
Sim         Não
Por quê? ___________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
Indique três boas razões para aconselhar a um colega a ler(ou não) o livro. 1ª___________________________________________________________________________________________________________________2ª___________________________________________________________________________________________________________________3ª___________________________________________________________________________________________________________________
Agora faça uma breve síntese sobre o livro:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
Use o verso , se necessário
Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.