segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vozes Verbais 2 - 23.11.11




Nome _______________________________________nº ______ 7ª C    Data ___/___/____
Objetivo: Relacionar a teoria a pratica.
Instruções: à tinta e sem rasuras. Qualquer semelhança com justificativa igual a de outro colega de sala, a atividade será anulada.
Disciplina: Língua Portuguesa                       Profª Silvia de Nicolai

Atenção: Os exercícios abaixo já estão respondidos (em negrito) porém precisam ser justificados. Você deve fazer a justificativa em uma folha de papel almaço pautada e de forma manuscrita. Qualquer semelhança com justificativa igual a de outro colega de sala, a atividade será anulada.
Aproveite para pesquisar, pois a atividade de ser feita em casa.

 1) Apenas uma das frases admite a voz passiva. Assinale-a.

Gosto de frutas.
 Milhares de pessoas assistiram ao jogo.                                       
 Deus criou o mundo.                                                               7ª C para 23/11/11
 Este ano foi quente.
 NDA.

2) "O velho casarão foi substituído por um enorme edifício." Passando esta frase para a voz ativa, temos:

O velho casarão, substituíram-no por um enorme edifício.
 Um enorme edifício substituiu o velho casarão.
 O velho casarão substituiu o enorme edifício.
 Substituiu-se o enorme edifício pelo velho casarão.
 NDA

3) Assinale o item em que há erro na passagem da ativa para a passiva:

Ela quebrará tudo = Tudo será quebrado por ela.
 Ela quebrara tudo = Tudo foi quebrado por ela.
 Ela quebra tudo = Tudo é quebrado por ela.
 Ela tinha quebrado tudo = Tudo tinha sido quebrado por ela.
 NDA

4) Assinale o único item em que o SE indica ação reflexiva:

A menina SE penteia sempre.
 Nao SE dançou à noite.
 Fizeram-SE novos acordos.
 Precisa-Se de mais dados.
 NDA

5) Aponte o item em que há erro na escolha do particípio do verbo  na voz passiva ou ativa:

O Presidente tinha expresso sua opinião.
 Os policiais haviam expulsado os baderneiros.
 A reunião foi suspensa à tarde.
 Foi eleito por unanimidade.
 NDA



Vozes Verbais 1 - 23.11.11

EXERCÍCIOS PARA SEREM CORRIGIDOS EM SALA             PARA: 23/11/2011 IMPRETERIVELMENTE
Nome_____________________________________nº ______ 7ª ______ data_______________
Disciplina: Língua Portuguesa                        Profª Silvia de Nicolai
Objetivo: Praticar o uso alternado das vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva.
                                                                                              Visto do Profº_____________
Exercícios
1- Em que voz estão os verbos nas frases a seguir:
a- No Natal, as crianças invadem as lojas dos shoppings.
________________________________________________________________
b- A pequena praça era enfeitada por luzes coloridas.
________________________________________________________________
c- Diariamente chegava à cidade o velho trem de cargas.
________________________________________________________________
d- Eu me machuquei com um martelo.
________________________________________________________________
e- São divulgados , através da TV , os resultados da loteria.
________________________________________________________________
f- As lagartas destruíram o pomar.
________________________________________________________________
g- A praia era iluminada por um lindo sol de setembro.
________________________________________________________________
h- O ser humano criou muitos rituais religiosos.
________________________________________________________________
i- Os alunos se abraçaram.
________________________________________________________________
j- O lobo machucou a ovelha.
________________________________________________________________
2. A locução verbal que constitui voz passiva analítica é:
a)  fazer essa operação?
b) Você teria realizado tal cirurgia?
c) Realizou-se logo a intervenção.
d) A operação foi realizada logo.
3. O seguinte período apresenta uma forma verbal na voz passiva: "as pessoas comprometidas com a corrupção deveriam ser punidas de forma mais rigorosa". Qual a alternativa que apresenta a forma verbal ativa correspondente?
a) deveria punir
b) puniria
c) puniriam
d) deveriam punir
4. Assinale a oração que não tem condições de ser transformada em passiva.
a) As novelas substituíram os folhetins do passado
b) O diretor reuniu para esta novela um elenco especial
c) Alguns episódios estão mexendo com as emoções do público
d) O autor extrai alguns detalhes do personagem de pessoas conhecidas


Vozes Verbais - 22.11.11

ATIVIDADE PARA O DIA 22/11/11 IMPRETERIVELMENTE.
Nome _________________________________nº _________ 7ª _____        Data ___/____/____
Disciplina: Língua Portuguesa                                Profª Silvia de Nicolai           Valor_____________
Objetivo: Identificar a voz verbal correspondente ao verbo.                              Nota_____________
Instruções: Responda na frente de cada oração de forma clara e legível. À tinta e sem rasuras.
Traga sua atividade resolvida. Aproveite para consultar a teoria através da Internet.
Identifique as Vozes Verbais usando para Voz Ativa (VA), Passiva Analítica (VPA), Passiva Sintética (VPS) e Reflexiva (VR):
O1. Alugaram-se todas as casas da vila.
02. O garoto feriu-se com o canivete.
03. O homem é corrompido pela sociedade.
04. Consertam-se aparelhos eletrônicos.
05. Felipe plantou uma rosa.
06. Os meninos admiravam a locomotiva.
07. João foi ferido por Paulo.
08. A moça admirava-se no espelho.
09. Não se vê viva alma na praça.
10. Os pais educam os filhos.
11. Os dois pretendentes insultaram-se.
12. O cachorro ficou esmagado pelas rodas do carro.
13. Eu machuquei o rapaz.
14. Todos comeram uma fatia do bolo.
15. Nunca se ouviram queixa dele.
16. A casa foi vendida pelo corretor.
17. Abraçaram-se com alegria e emoção.
18. Ele fez todo o trabalho em apenas um dia.
19. Os dois falaram-se rapidamente.
20. Cortaram o cabelo da criança.
21. Carla foi correr no parque.
22. O cabelo da criança foi cortado.
23. Praticam-se ações humanitárias.
24. O Detento havia sido libertado pelo juiz.
25. A apresentação agradou ao público.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Números impares


ATIVIDADE PARA OS NÚMEROS  IMPARES- ENTREGA: DIA 21/11/11

Centro Educacional – 166                  Santo André
Valor da Avaliação: 5,0
Valor da Atividade:
Nota:
Aluno(a):
Nº.
Data:
(  X ) Ensino Fundamental
7ª  C
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor(a): Silvia de Nicolai
(X) Avaliação
(  )Avaliação/Recuperação
(  ) Atividade
Etapa: 3ª
Objetivos:
Instruções: à tinta, sem rasuras, sem uso de corretivo (branquinho). Respostas a lápis não serão consideradas.
As respostas deverão ter no mínimo 03 linhas dissertativas. Na ausência de  algum item de identificação o  aluno
Será suprimido em 0,5 da nota desta.                                                                                                                     
Comentário do(a) professor(a), caso necessário:










1-)  Alguns advérbios são formados a partir de adjetivos.
a-     De que adjetivo se origina o advérbio Horizontalmente?

b-    Os “Advérbios”  otimisticamente e pessismisticamente foram criados a partir de que palavras ?

c-     Essas palavras existem na língua portuguesa?
d-    Observe como esses advérbios foram formados. Que circunstância eles expressam?

e-     Qual é o efeito desse sentido produzido pelos advérbios ?

Pag.442

2-)Certos nomes de animais costumam ser empregados em sentido figurado. Touro, por exemplo, é empregado com o sentido de pessoas fortes, musculosa. Veja:

O campeão de luta livre é forte e musculoso.
O campeão de luta livre é  um touro.

Reescreva as frases a seguir, substituindo a expressão destacada em cada uma pelo nome do animal que, conotativamente, correspondente a ela. Procure entre os nomes da lista abaixo o que é adequado a cada expressão


Papagaio                                                                  Leão
Gambá                                                                      cão
Víbora                                                                       raposa

Lebre                                                                        águia
Burro                                                                         formiga
Verme                                                                        porco
Cordeiro                                                                   lesma
Gato                                                                           tubarão

a-     Meu colega é muito esperto, astucioso a beça.
________________________________________________________________
b-     O goleiro da seleção é bonito e charmoso.
________________________________________________________________
c-     Você fala demais, não sabe o que diz.
________________________________________________________________
d-     Maria é calma e manca.
________________________________________________________________
e-     Aquela mulher é perigosa e traiçoeira.
________________________________________________________________
f-     O menino é sagaz.
___________________________________________________________


Números pares

ATIVIDADE PARA OS NÚMEROS PARES- ENTREGA: DIA 21/11/11

../../user/Desktop/Pen%20drive%202G/Orientações%20administrativas%20profesores%20e%20CP%20%20CE%201662008/Professores/Orientações%20aos%20professores/logo-sesi-cor_jpg_arquivos/logo-sesi-cor.jpgCentro Educacional – 166                  Santo André
Valor da Avaliação:
5,0
Valor da Atividade:

Nota:
Aluno(a):
Nº.
Data:


(  X ) Ensino Fundamental

____serie__

Disciplina: Língua Portuguesa
Professor(a):
                     Silvia de Nicolai
( X ) Avaliação
(     )Avaliação/Recuperação
(     ) Atividade
Etapa: 3ª
Objetivos: Interpretar, aplicar os adjuntos adnominais sabendo o seu significado e aprimoramento do vocabulário.
Instruções: à tinta, sem rasuras, sem uso de corretivo (branquinho). Respostas a lápis não serão consideradas.
As respostas deverão ter no mínimo 03 linhas dissertativas. Na ausência de  algum item de identificação o  aluno
Será suprimido em 0,5 da nota desta.                                                                                                                     
Comentário do(a) professor(a), caso necessário:












Pag. 294
1-) A expressão “Olha o passarinho!” é freqüentemente utilizadas pelas pessoas quando se vai bater uma foto
a-     Qual é o sentido dessa frase nesse tipo de situação?                                      Use o verso da folha.
b-    Você conheciam essa expressão com esse sentido?Justifique sua resposta.
Pag. 302
2-) Complete as frases, substituído a oração destacada  por um adjunto adnominal adequado ao contexto. Veja o exemplo:

Pedro tomou uma atitude que surpreendeu
Pedro tomou uma atitude surpreendente
a-     Esta é uma situação que enerva
Esta é uma situação ____________________

b-    Ela nos disse uma frase que ofendeu muito
Ela nos disse uma frase muito____________________

c-     Moro numa cidade que agrada
Moro numa cidade _____________________

d-    Tenho certeza de que não há valore que não mudem.
Tenho certeza de que não há valores _____________________

e-     Assista a esse filme: ele tem cenas que comovem
Assista a esse filme: ele tem cenas ________________________
3-) Nas frases a seguir, os adjuntos adnominais são representados por locuções adjetivas. Substitua essas locuções por adjetivos equivalentes, fazendo as adaptações necessárias. Veja o exemplo:

O pagamento por mês foi suspenso. Mensal

a-     Moro num país dos trópicos. ________________________
b-    O Brasil exporta material de guerra?____________________
c-     Vamos comprar frutas secas para as festas de Natal. _______________________
d-    Nossa biblioteca é especializada em livros da infância e da juventude. ________________
e-     O ladrão deixou impressões de dedos em moveis e maçanetas._____________________________