quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Texto para interpretação

Centro Educacional – 166 – Santo André
Valor da Avaliação:

Valor  da Atividade:
  
Nota:
Aluno(a):
Nº.
Data:


(  X ) Ensino Fundamental

____serie____

Disciplina: Língua Portuguesa
Professor(a): Silvia de Nicolai
(   ) Avaliação
(   )Avaliação/Recuperação
Etapa: 3ª
Objetivos:  Interpretar textos verbais e não-verbais
Instruções: à tinta, sem rasuras, sem uso de corretivo (branquinho). Respostas a lápis não serão consideradas.
Há apenas uma alternativa correta.  Na ausência de  algum item de identificação o  aluno será suprimido em 0,5 da nota desta.                                                                                                                    
Comentário do(a) professor(a), caso necessário:


















ATIVIDADE PARA 28/10/2011 – IMPRETERIVELMENTE.      
1 - Choque a 36 000Km/h
            A faixa que vai de 160 quilômetros de altitude em volta da terra assemelha-se a uma avenida congestionada onde orbitam 3 000 satélites ativos. Eles disputam espaço com 17 000 fragmentos de artefatos lançados pela Terra e que se desmancharam –foguetes, satélites desativados e até ferramentas perdidas por astronautas. Com um tráfego celeste tão intenso, era  questão de tempo que acontecesse um acidente de grandes proporções, como o da semana passada. Na terça-feira, dois satélites em órbita desde os anos 90 colidiram em um ponto, 790 quilômetros acima da Sibéria. A trombada dos satélites chama a atenção para os riscos que oferece a montanha de lixo espacial em órbita. Como os objetos viajam a grande velocidade, mesmo um pequeno fragmento de 10 centímetros poderia causar estragos consideráveis no telescópio Hubble ou na estação espacial Internacional – nesse caso pondo em risco a vida dos astronautas que lá trabalham.
Levando-se em consideração os elementos constitutivos de um texto jornalístico, infere-se que o autor teve como objetivo:
a)    Exaltar o emprego da linguagem figurada.
b)    Criar suspense e despertar temos no leitor.
c)    Influenciar a opinião dos leitores sobre o tema, com as marcas argumentativas de seu posicionamento.
d)    Induzir o leitor a pensar que os satélites artificiais representam um grande perigo para toda a humanidade.
e)    Exercitar a ironia ao empregar “avenida congestionada”; “trafego celeste tão intenso”; “montanha de lixo”.
2 – Venho solicitar a clarividente atenção de Vossa Excelência para que seja conjurada uma calamidade que está prestes a desabar em cima da juventude feminina do Brasil. Refiro-me, senhor presidente, ao movimento entusiasta que está empolgando centenas de moças, atraindo –as para se transformarem em jogadoras de futebol, sem se levar em conta que  a mulher não poderá praticar este esporte violento, sem afetar, seriamente, o equilíbrio fisiológico das suas funções orgânicas, devido à natureza que dispôs  a ser mãe.  Ao que dizem os jornais, no Rio de Janeiro, já estão formados nada menos de dez quadros femininos. Em São Paulo e Belo Horizonte também já estão se constituindo outros. E, neste crescendo, dentro de um ano, é provável uns 200 clubes femininos de futebol: ou seja:
200 núcleos destroçados da saúde de 2,2 mil futuras mães, que, além do mais, ficarão presas a uma mentalidade depressiva e propensa aos exibicionismos  rudes e extravagantes.
O trecho é parte de uma carta de um cidadão brasileiro, Jose Fuzeira, encaminhada, em abril de 1940, ao então presidente da República Getúlio Vargas. As opções lingüísticas de Fuzeira mostram que seu texto foi elaborado em linguagem:
a)     Regional, adequada à troca de informações na situação apresentada.
b)    Jurídica, exigida pelo tema relacionado ao domínio do futebol.
c)     Coloquial, considerando-se que ele era um cidadão brasileiro comum.
d)    Culta, adequando-se aos seu interlocutor e à situação de comunicação.
e)     Informal, pressupondo o grau de escolaridade de seu interlocutor.


-
Quino, J.L. MAFALDA. Tradução de Monica S.M. da Silva. São Paulo; Martins Fontes, 1988.
O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda

a)     Revelou desinteresse na leitura do dicionário.
b)    Tentava ler um dicionário, que é uma obra muito intensa.
c)      Causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
d)    Queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.
e)     Demonstrou que a leitura do dicionárioo desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha.

4

– Iscute o que to dizendo,
Seu doto, seu coroné:
De fome tão padecendo
Meu fio e minha muié.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefa pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dêxe deserdado       


PATATIVA DO ASSARÉ. A terra é natura. In: Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008 (fragmento).
A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade lingüística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante        

a)     Escolarizado proveniente de uma metrópole.
b)    Sertanejo morador de uma área rural.
c)     Idoso que habita uma comunidade urbana.
d)    Escolarizado que habita uma comunidade do interior do país.
e)     Estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.

5 –

http://heliorubiales.zip.net/
A figura é uma adaptação da bandeira nacional. O uso dessa imagem no anúncio tem como principal objetivo
a)     Mostrar à população que a Mata Atlântica é mais importante para o país do que a ordem e o progresso.
b)    Criticar a estética da bandeira nacional, que não reflete com exatidão a essência do país que representa.
c)     Informar à população sobre a alteração que a bandeira oficial do país sofrerá.
d)    Alertar a população para o desmatamento da mata Atlântica e fazer um apelo  para que as derrubadas acabem.
e)     Incentivar as campanhas ambientalistas e ecológicas em defesa da Amazônia.
6- O Convívio com outras pessoas e os padrões sociais estabelecidos moldam a imagem corporal na mente das pessoas. A imagem corporal idealizada pelo país, pela mídia, pelos grupos sociais e pelas próprias pessoas desencadeia comportamentos estereotipados que podem comprometer a saúde. A busca pela imagem corporal perfeita tem levado muitas pessoas a procurar alternativas ilegais e até mesmo nocivas à saúde.
A imagem corporal tem recebido grande estoque e valorização na sociedade atual. Como conseqüência,
a)     A ênfase na magreza tem levado muitas mulheres a depreciar sua autoimagem, apresentando insatisfação crescente com o corpo.
b)    As pessoas adquirem a liberdade para desenvolver seus corpos de acordo com critérios estéticos que elas mesmas criam e que recebem pouca influência do meio em que vivem.
c)     A modelagem corporal é  um processo em que o indivíduo observa o comportamento de outros, sem, contudo, imitá-los.
d)    O culto ao corpo produz uma busca incansável, trilhada por meio de árdua rotina de exercícios, com pouco interesse no aperfeiçoamento estético.
e)     O corpo tornou-se um objeto de consumo importante para as pessoas criarem padrões de beleza que valorizam a raça à qual pertencem.

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